“A justificativa dada pelo presidente da Câmara, Pery Cartola (PSDB), na sessão da última quarta-feira (12/04), é que o jurídico da Câmara entende que não cabe aos parlamentares investigar uma empresa de economia mista. Avaliação que é questionada por parte dos vereadores e, inclusive, pela descrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do papel fiscalizador do Legislativo.”
Autor do pedido fala de desconhecimento do papel de vereador
O vereador Julinho Fuzari (PPS), que é o autor do pedido de abertura da CPI da Sabesp, questionou a declaração do presidente e ressaltou que a Câmara tem o dever de investigar qualquer contrato público.
“Alguns estavam em dúvida quanto a prerrogativa de abrir a CPI para investigar o contrato da Sabesp, mas estou respaldado pela lei. Na verdade é o papel e dever da Câmara e de qualquer vereador investigar todo e qualquer contrato público. Precisamos saber como foi feito este contrato com a Sabesp e se empresa cumpre com tudo, porque estamos vendo um serviço de má qualidade”, disse Fuzari.
Precisa de 10 assinaturas para votar CPI
Para o pedido de CPI ir para votação em plenário são necessárias 10 assinaturas de vereadores. Entretanto, de acordo com o autor do pedido de investigação, até agora apenas sete vereadores assinaram o pedido: Julinho Fuzari (autor do pedido), Dr. Manuel (PPS), Ana Nice (PT), Tião Mateus (PT), José Luis Ferrarezi (PT), Toninho da Lanchonete (PT) e Joilson Santos (PT).
Para evitar a polêmica em cima da proposta da CPI da Sabesp, a bancada de apoio ao prefeito Orlando Morando (PSDB) na Câmara, apresentou, de última hora e durante a sessão da última quarta-feira , um requerimento com pedido de informações à autarquia estadual. O documento questiona a qualidade da água e problema de abastecimento.
Quem não assinou o pedido de CPI da Sabesp
Pery Cartola (PSDB)
Juarez Tudo Azul (PSDB)
Pastor Zezinho (PSDB)
Toninho Tavares (PSDB)
Ary de Oliveira (PSDB)
Samuel Alves (PSDB)
Lia Duarte (PSDB)
Estevão Camolesi (PPS)
Rafael Demarchi (PRB)
Pastor João Batista (PRB)
Eliezer Mendes (PTN)
Índio (PRB)
Ramon Ramos (PDT)
Gordo da Adega (PCdoB)
Aurélio (PTB)
Mauro Miaguti (DEM)
Fran Silva (SDD)
Ivan Silva (SDD)
Martins Martins (PHS)
Jorge Araújo (PHS)
Reginaldo Burgues (PSD)
ABCDMAIOR.COM.BR
Deixe um comentário