Dúvida dirigida ao Sr Carlos Alberto dos Santos atual Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo-SP: As 400 câmaras foram integradas com a Polícia Militar?

Em 02/04/2014 foi noticiado na mídia local de nossa cidade: “São Bernardo ganha 400 câmeras de vigilância”

Sistema será inaugurado na sexta-feira (4); equipamentos já estão instalados em vias públicas como a rua Jurubatuba, Marechal Deodoro e a avenida Lucas Nogueira Garcez

Publicado em 02/04/2014 17h15  Última atualização em 03/04/2014 09h45

 São Bernardo ganha 400 câmeras de vigilânciaEmendas do vereador Pery Cartola voltarão a ser discutidas no plenário – Foto:Leonardo Vantini/RROnline LEONARDO VANTINI ALYSSON RODRIGUES Da Redação*
A partir de sexta-feira (04), 400 câmeras de vigilância serão instaladas em São Bernardo. Estarão espalhadas nas principais ruas e avenidas, unidades de saúde, em torno das escolas e áreas de risco. O objetivo é permitir à prefeitura ter um controle do que ocorre na cidade. Na região central, haverá de cinco a seis câmeras na rua Marechal Deodoro, três na rua Jurubatuba e outras quatro na Avenida Lucas  Nogueira Garcez, apurou o RROnline.

O secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, afirma que o sistema de vigilância vai inibir as ocorrências em locais onde circulam um grande contingente de pessoas, em um mesmo espaço. As Polícias Militar e Civil vão ter acesso às imagens. Mas, segundo o secretário, o efeito na redução da criminalidade deve ser sentido no médio e longo prazos.

A GCM (Guarda Civil Municipal), o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Departamento de Engenharia de Tráfego e a Defesa Civil também integrarão o sistema. Já os órgãos do Judiciário e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) poderão ter acesso às gravações, desde que solicitadas. Mas nenhuma loja roubada vai poder solicitar as imagens antes que tenha feito um boletim de ocorrência e tenha um advogado para representá-lo.

“O serviço também é uma forma de aperfeiçoar os serviços de emergência e um olhar mais atento ao trânsito e aos desastres naturais”, diz Mariano, que visitou na quarta-feira a Câmara Municipal para explicar como funcionará a vigilância. A visita deu certo. Os vereadores aprovaram de forma unânime o projeto de Lei do Executivo que regulariza as 400 câmeras.

Inauguração do sistema

As imagens captadas estarão sob o controle do CIM (Centro Integrado de Monitoramento), do município, que vai ser inaugurado na sexta-feira (4), às 11h, contando com a presença do prefeito Luiz Marinho (PT), o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e o secretário de Segurança Pública.

Na sessão de quarta-feira, o vereador Pery Cartola (Solidariedade) chegou a propor emendas que visam ampliar o armazenamento dos vídeos de 15 para 30 dias. “Devido à burocracia, alguns casos levam mais do que 15 dias para serem solucionados”, afirmou o vereador. Outra emenda proposta por Cartola é a ampliação do acesso aos vídeos para autoridades federais e estaduais, membros do Poder Judiciário, Ministério Público e advogados das partes envolvidas.

O vereador Antônio Carlos (PT) demonstrou interesse nas emendas de Cartola, mas ressaltou que terão de ser analisadas com mais cuidado devido à falta de capacidade do CIM para armazenar os vídeos por um prazo de até 30 dias.

A lei foi votada em caráter de urgência, o que fez com que nenhum dos 40 projetos previstos na pauta fossem votados. Normalmente, uma Lei do Executivo é colocada na frente das leis a serem votadas, caso os vereadores sintam que ela deve se tornar prioritária.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: