SUPER IMPORTANTE: “GCM agora(AGORA QUANDO? DIA DE SÃO NUNCA?) terá autoridade de PM” como anda esse assunto?

“GCM agora terá autoridade de PM

Júnior Carvalho
Especial para o Diário

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

GCM (Guarda Civil Municipal) de todo o Brasil passa a ter poder de polícia durante a atuação no combate à criminalidade. Sancionado ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT), o Estatuto das Guardas Municipais dá direitos aos agentes locais da Segurança Pública a portar arma de fogo e mantém incumbência de proteção à vida e ao patrimônio público. O projeto é de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB). O crivo do governo foi publicado no Diário Oficial da União e oferece dois anos para adaptação.

Na prática, o policiamento já faz parte da atuação de muitas corporações municipais no intuito de auxiliar as polícias Civil e Militar no confronto com a violência.

“Essa alteração vai ser grande revolução na Segurança Pública. Vai ser a maior mudança para o setor dos últimos 20 anos”, frisou Arnaldo Faria de Sá, destacando melhorias para Guarda Civil Metropolitana, que atua na Capital.

Pelas novas regras, os guardas terão respaldo legal para colaborar com os demais órgãos da Segurança “em ações conjuntas que contribuam com a paz social”. Além disso, os GCMs também terão poder de fiscalizar os motoristas e emitir multas, como já fazem os policiais.

“Atualmente, as policias Civil e Militar têm número reduzido em seu efetivo, quadro limitado. Com o Estatuto, quem vai compensar isso (o deficit) são os guardas-civis municipais. Muitos prefeitos já dão combustível para a Polícia Militar, já despendem recursos. Agora vão poder fazer tudo isso para as suas próprias forças”, salientou o deputado, que estima queda nos índices de criminalidade por conta da nova legislação.

“Haverá reflexo considerável em até 90 dias depois de entrar em vigor esta lei, pois o guarda é da cidade, conhece os limites da cidade e saberá identificar melhor ladrão, por exemplo”, completou.

DENÚNCIAS
Paralelamente às novas regras de atuação das GCMs, o Estatuto também prevê a criação de disque denúncia específico para as guardas-civis municipais, o 153. Faria de Sá acredita que o canal permitirá que determinados casos possam ser resolvidos pelo telefone.”

Matéria do DGABC de 2014 e até agora em São Bernardo? nada para variar.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/785525/gcm-tera-autoridade-de-pm

 

A GCM em São Bernardo do Campo-SP GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR mas pelo jeito a Prefeitura não permite. Veja o relato de um GCM:

“A gente exerce esse poder mas por conta própria. Pq se depender da prefeitura continuaremos s sermos meros vigilantes. Não nos deixam trabalhar. Viaturas 24 estacionadas dentro do museu do Lula, praças, albergue e pavilhão vera cruz. La dentro. Pra que? Que segurança é essa? Isso nao existe. Ideal seria usar essas cameras q sao em HD e tem 3 km de zoom e auxiliar no combate ao crime. Porem se o operador pagar alguma ocorrencia de roubo ao GCM ele é punido como ja vi acontecer. Tudo errado. Seria otimo que a Polícia Militar pudesse integrar e a prefeitura deixar a GCM fazer seu papel que é ser Policia. A populaçao de SBC clama e nós tbem. Queremos trabalhar, pegar ladrão.

Temos esse poder desde 2014. Prendemos ladrões, fazemos perseguiçoes, salvamos vidas auxiliamos em tudo. Porém ultimos anos estamos sendo cada dia mais sufocados em poder atuar. Temos 12 horas de plantão por dia, como combater a criminalidade sendo que 9 horas estamos escondidos em alguma obra abandonada? E as 4 horas restantes estamos cumprindo ordens de ficar em praças e albergues. Dificil… Nem lembro qual o ultimo ladrão que prendi.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: