RD Reporter Diário: Número de eleitores sem obrigação do voto cresce no ABC

Por: 

33,5 mil eleitores na região estão com sua situação irregular (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

A Constituição Federal, em seu artigo 14º, dá o direito ao voto facultativo para os eleitores, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Segundo dados publicados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número de moradores da região que não são obrigados chegou a 9% do total. A informação pode ser alterada após o fim do prazo para regularização eleitoral, no dia 9 de maio.

Dos 2.081.605 eleitores cadastrados na região até o mês de março, 187.945 não são obrigados a votar por causa da idade. 14.903 têm entre 16 e 17 anos. 111.243 estão acima dos 70 anos e outros 61.799 estão acima dos 79 anos de idade. Tal grupo de eleitores é cerca de 10 mil (8,58% do número de eleitores na época) a mais do que o registrado no pleito de 2016 e 31 mil (7,72% dos eleitores aptos) a mais do que na eleição de 2014.

Em relação aos analfabetos, o sistema do TSE apresenta uma queda. Dos 39.039 em outubro de 2014 para 35.736 em março deste ano. Das sete cidades da região, apenas Mauá apresentou um aumento no número de pessoas que não sabem ler ou escrever e que não são obrigadas a votar. Em quase quatro anos subiu de 4.925 para 5.089 eleitores.

Irregulares

No próximo dia 9 de maio se encerra o prazo para regularização dos eleitores que tiveram seus títulos cancelados por ausência, sem justificativa, em três eleições consecutivas. Para realizar tal medida, o eleitor deve ir a qualquer cartório eleitoral ou no posto do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com um documento de identificação original, título eleitoral, comprovante de justificativa (se possuir) e comprovante de residência.

Segundo os últimos dados divulgados pelo TSE, em maio de 2017, 33,5 mil pessoas ainda estão com a situação eleitoral irregular. Para aqueles que deixaram de votar e justificar, a multa é de R$ 3,51 por turno. Quem se mantiver irregular eleitoralmente pode perder o direito de emitir alguns documentos, como passaporte, de inscrição em concursos públicos ou de obter empréstimos em instituições publicas.

Homens e Mulheres

O crescimento no número de eleitores foi pequeno entre 2016 e 2018, apenas 0,61%. As mulheres continuam dominando o eleitorado, passando a casa do 1,1 milhão de eleitoras. O eleitorado masculino chegou a 977 mil. 1.763 pessoas não identificaram o seu gênero.

Fonte: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2498536/numero-de-eleitores-sem-obrigacao-do-voto-cresce-no-abc/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: