A Fundação do ABC entidade que gerencia a Saúde nos municípios do ABC, já foi acusada de realizar contratação de cabos eleitorais, e recentemente, o seu Ex presidente, Carlos Maciel, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por desviar dinheiro de refeições hospitalares e de integrar organização criminosa.
A Fundação do ABC há quase um ano firmou um TAC com o Ministério Público Estadual , entretanto seu Portal da Transparência praticamente não mudou e ainda não fornece informações.
A exemplo, mesmo antes de firmar o TAC já disponibilizava uma lista de nomes e cargos, e outras listas de salários.
Após firmar o TAC, praticamente nada mudou, o principal é que não é possível pesquisar editais de contratações e nem os contratos de forma clara.
A exemplo a Fundação do ABC diz que cada ” mantida ” tem autonomia, porém os editais todos são aglutinados na aba ” publicações editais “.
Além disso este jornalista tentou encontrar por meio da pesquisa o edital da empresa acusada pelo Ministério Público Federal e que ainda recebe recursos da Fundação do ABC, e não encontrou.
A pesquisa muitas vezes é falha.
Tanto no portal da transparência do Município de Santo André, quanto no Portal da Transparência do município de São Bernardo do Campo é possível pesquisar os contratos, e ainda é possível verificar o procedimento licitatório que originou aquele contrato e normalmente o edital.
Já no Portal de Transparência da Fundação ABC, nada disso é possível verificar, violando a lei de acesso a informação e até mesmo o acordo que ela fez com o Ministério Público.
Deixe um comentário