Lendo um jornal regional deparei-me com entrevista do Superintendente da SEMASA, procurador do prefeito Paulo Serra no Órgão Ambiental. O Superintendente do Órgão demonstrou que Paulo Serra é incompetente.
Consultada a Advogada Silmara Silva comentou as barbaridades que Paulo Serra pretende fazer. Após “amputar as pernas” do órgão ambiental, segundo entrevista, o prefeito Paulo Serra quer ” passar os serviços de obras e drenagem para a Secretaria de Obras. ”
Dra Silmara explica que ” Paulo Serra quer acabar com o Modelo de Política Ambiental integrada começando com o Saneamento água/esgoto e agora quer tirar Obra e Drenagem ” conta a jurista.
A MENTIRA DA ECONOMIA COM FUNCIONÁRIOS
A advogada expôs que não haverá economia alguma pois ” já era previsível que, após a concessão para a Sabesp, a SEMASA perdesse a principal receita. A história de transferir serviços para a prefeitura para diminuir gastos do servidor é MENTIRA !! “
Ao que parece está acontecendo o que já tinhamos alertado em 2019 de que a SEMASA está com dificuldades financeiras. Do ponto de Vista do Direito Financeiro a Autarquia agora precisa que a prefeitura complemente seu Caixa para pagar funcionários.
A transferência dos serviços fará com que a prefeitura pague diretamente os serviços ao invés de repassar os valores para a SEMASA fazer o pagamento, OU SEJA, estará tirando o sofá da sala e colocando no quarto, pois não terá redução de custos.
A realidade é que Paulo Serra acabará com a política integrada de Gestão Ambiental e prejudicará ainda mais a qualidade dos serviços aos municípes.
A advogada ainda aponta a irregularidade na ocupação da metade do prédio:
“ como que os serviços serão transferidos para a prefeitura, mas a prefeitura na prática ocupará o mesmo espaço que o SEMASA ? Além disso a prefeitura pagará aluguel ? Se pagará o Aluguel será a preço de mercado ? Se dispensar do aluguel será com base em qual motivação ? Se for por que os serviços se integram ( Prefeitura e SEMASA ) então por que vão desintegrar ? Isso será levado ao Tribunal de Contas para que seja apreciado.”
A advogada pontua sobre o PROCON e afirma que ” já havia apontado que o Procon deveria ser integrado à SEMASA, uma vez que poderia haver educaçao ambiental integrada com orientação ao consumidor em bairros mais periféricos, além disso como os serviços foram repassados à SABESP é muito provável que tenham funcionários que possam ser credenciados junto ao Proncon do Estado que disponibiliza 50 % do valor das multas. Caso o Proncon seja “juridicamente” incorporado a SEMASA, a autarquia contará além do fundo do Saneamento com o fundo da defesa do consumidor.
Além disso poderá firmar parcerias com o Governo Federal em projetos de no minimo R$ 500 mil reais e sem limite máximo de valor .
https://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/direitos-difusos/selecao-em-andamento
Mas o Prefeito Paulo Serra confirmará a sua incompetência e irá apenas alterar o endereço do Procon. Além disso é capaz de fazer marketagem dizendo que criou o SEMASA PROCON ou PROCON SEMASA e que é um modelo pioneiro.”
CONCLUSÃO
Diante da aula que ganhei, fiquei abismado com o tamanho da incompetência e irresponsabilidade do prefeito Paulo Serra, primeiro por querer acabar com a Política de Gestão Ambiental integrada sem haver economia alguma em contrapartida; segundo por que li o edital do Governo Federal, e caso o PROCON fosse integrado ao SEMASA poderia participar de dois eixos ( Ambiental e Consumidor ) o que poderia fazer com que o município tivesse acesso a milhões de reais da União; E terceiro tendo em vista a aparente dificuldade financeira da SEMASA, caso o PROCON fosse incorporado, poderia utilizar a estrutura, credenciar funcionários e ter acesso a 50% dos autos aplicados pelo órgão.

[…] atuantes que em São Bernardo do Campo ) e de servidores , e segundo, por que após sofrer todo o desgaste que não gerará economia, poderá ser suspenso pela […]
CurtirCurtir
Incompetência foi sempre de suas gestões. Mas o povo tem memória fraca e elegem a hipocrisia de novo! Agora vai reclamar do que! .
CurtirCurtir
[…] não fosse a grande repercussão da notícia de que o prefeito Paulo Serra estava dando Show de incompetência, que chegou a bater milhares de acessos, talvez nem estaria explorando o assunto, porém se houve […]
CurtirCurtir