
NOMEAÇÃO ESTRATÉGICA?
O Ministério Público recebeu uma denúncia envolvendo o nome da atual secretária de Esportes de São Caetano do Sul, Renata Trevelin, nomeada em janeiro deste ano pelo prefeito provisório Anacleto Campanella (Cidadania) para comandar a pasta. Antes da nomeação, Renata Trevelin ocupava o cargo de professora Nível II na mesma Secretaria.
A DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO.
De acordo com a denúncia, Renata Trevelin ocupa cargo público na Prefeitura de São Caetano do Sul e também cargo de diretora de Esportes e Cultura do Colégio Eduardo Gomes, entretanto, ambos os cargos têm carga horária incompatível, o que caracteriza ato de improbidade administrativa conforme artigo 9, da Lei 8.429/92, em que na prática, os dois cargos ocupados simultaneamente por Renata Trevelin dependem de dedicação exclusiva, devendo ser cumpridos em jornada integral.
Conforme o Decreto Municipal 10.831/2015, somente é possível a acumulação de cargos quando não há compatibilidade de horários, o que não é o caso das funções profissionais de Trevelin, que resultou em sua folha de pagamento ter o salário de R$ 41.166,66 da Prefeitura de São Caetano no mês de janeiro.
Renata Trevelin também teve seu nome envolvido no corte de salários do ginasta Arthur Zanetti e do seu treinador Marcos Goto, e sem falar da polêmica com a Secretaria Especial de Esportes do Governo Federal quando afirmou à imprensa que a obra do Centro de Excelência Esportiva das Modalidades de Ginástica Artística e Rítmica ainda não foram concluídas porque havia um atraso no repasse da verba do Governo Federal. Assim que tomou conhecimento das declarações de Trevelin a Secretaria Especial de Esportes enviou uma nota à imprensa desmentindo a atual secretária de Esportes de São Caetano informando que desde 2015 os recursos federais na ordem de R$ 7.765.100,00. Foram feitos.
PANOS QUENTES.
Para não manchar ainda mais sua imagem, e conseguir uma reconciliação com o empresário do ginasta Marcel Camilo, que preside o PDT na cidade, Tite Campanella que provavelmente participará na disputa a prefeitura em uma possível eleição suplementar, trocou a secretária Renata Trevelin pelo então Mauro Chekin para a secretaria de esportes lazer e juventude de São Caetano do Sul, assim também tentando amenizar os escândalos que talvez ele mesmo provocou.
Vagner Stecker