Compartilhando: Ricardo Salles pede demissão do Ministério do Meio Ambiente


Por Gazeta do Povo
23/06/2021 17:19

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão nesta quarta-feira (23), um dia depois de ser elogiado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento do Plano Safra 2021/2022. Salles ocupava o cargo desde o primeiro dia do governo Bolsonaro. A exoneração a pedido já foi publicada no Diário Oficial da União. Ele será substituído pelo secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

Sob pressão, Salles é alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente beneficiar madeireiros em um esquema de tráfico internacional de madeiras e atrapalhar as investigações da Polícia Federal.

Em pronunciamento à imprensa, o agora ex-ministro justificou o pedido de demissão assim: “entendo que o Brasil ao longo desse ano e no ano que vem, na inserção internacional e também na agenda nacional, precisa ter uma união muito forte de interesses, anseios e esforços. E para que isso se faça da maneira mais serena possível, eu apresentei ao senhor presidente meu pedido de exoneração, que foi atendido”.

Em dois anos e meio de gestão, o trabalho do ministro foi marcado por uma série de decisões que, na ótica de apoiadores do governo, colaboraram para a redução da burocracia e encorajaram o setor produtivo nacional a atuar sem receio da “indústria da multa”.

Para críticos do governo federal e ambientalistas, entretanto, as medidas tomadas por Salles levaram à diminuição dos mecanismos de fiscalização do desmatamento, estimulado o “vale-tudo” na área ambiental e criado efeitos irreversíveis ao meio ambiente.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/ricardo-salles-pede-demissao-do-ministerio-do-meio-ambiente/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s