Kassab diz que reforma ‘traz tudo de ruim que pode haver numa democracia’

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou ser contra a implantação do Distritão, sistema eleitoral que está em discussão no Congresso Nacional, e que, caso aprovado, garantirá a eleição dos deputados mais votados em cada estado, sem levar em conta os votos no partido, como ocorre hoje no sistema proporcional.

“Acaba com a política do país. Os partidos são necessários porque são um filtro. O distritão cria a oportunidade de cada parlamentar ser o próprio partido. Vamos ter 513 legendas no Brasil”, criticou o dirigente, em entrevista ao Jornal O Globo publicada nesta domingo, 4.

O PSD conta com uma bancada de deputados na Câmara Federal e 11 senadores no Senado, sendo dois da Bahia – Otto Alencar, presidente da sigla no estado, e Ângelo Coronel. 

Para Kassab, existe uma ilusão dos parlamentares de que é mais fácil se eleger pelo distritão. 

“Hoje o financiamento público de campanha vai para os partidos, que fazem uma distribuição coletiva do recurso entre vários nomes. Com o distritão, bastará o dirigente selecionar dois ou três e repassar o dinheiro do fundo”, sinalizou, ao citar que o modelo também envolve determinados segmentos. “Atualmente, os partidos grandes conseguem filtrar e vetar um candidato ligado às milícias. Com o distritão, ele acabará em uma sigla de dimensão menor e vai se eleger, até porque costumam ser bem votados. Outro exemplo são as igrejas, que têm todo o meu respeito. Elas poderão estruturar a sua ação desvinculada de partidos. O eleito poderá legislar apenas para sua própria denominação. O distritão traz tudo de ruim que pode haver numa democracia.

Para o ex-prefeito de São Paulo, a existência de 12 partidos no Brasil seria um número considerado razoável.

“Vejo na esquerda PT e PSOL. Na centro-esquerda, PDT e PSB. No centro, MDB, DEM, PSD e PSDB. Na centro-direita, PL, PP e Republicanos. E vai nascer para 2022 uma espécie de Arena, que será o novo partido do presidente Jair Bolsonaro, com 30 ou 40 deputados, ele ganhando ou perdendo as eleições. Essa direita veio para ficar”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s