Josué Gomes da Silva, filho de José Alencar, é eleito presidente da Fiesp

O empresário Josué Gomes da Silva, dono da indústria têxtil Coteminas, foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta-segunda feira, em uma eleição de chapa única.

Josué assumirá seu mandato em janeiro de 2022 e deve comandar a entidade industrial mais importante do país até 2025. Ele foi apoiado por Paulo Skaf, presidente da federação há 17 anos, que tem também se dedicado à política e hoje está próximo do bolsonarismo.

Sob a batuta de Skaf, a Fiesp se manteve como um agente político relevante, tendo apoiado movimentos a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Na área econômica, no entanto, a indústria tem perdido ano a ano relevância no PIB desde 2010, quando representava 27,4%. Em 2020, o percentual foi de 20,4%, o menor patamar desde os anos 1940.

O futuro comandante da Fiesp é filho de José Alencar, fundador da Coteminas e vice-presidente do Brasil durante os dois mandatos do presidente Lula (2003-2011). Alencar morreu aos 79 anos, em março de 2011, em decorrência de um câncer na região abdominal.

Após a confirmação de sua eleição, Josué Gomes da Silva admtiu que a indústria brasileira vive desafios e ressaltou que a indústria de transformação representa hoje uma parcela do PIB inferior à da agropecuária.

– É mérito da agropecuária, mas o Brasil precisa que a indústria volte a crescer de maneira rápida para que o país possa crescer de maneira acelerada, até para minorar os problemas sociais – disse.

Não deu detalhes, contudo, sobre o que vai mudar na postura da Fiesp para que isso ocorra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s