CPTM vai adequar as estações de Utinga e São Caetano do Sul.

As estações de trens gerenciadas pela CPTM são responsáveis pelo transporte de milhares de pessoas diariamente. Na Linha 10 Turquesa boa parte das paradas não atende plenamente às normas de acessibilidade, o que pode resultar em dificuldades para passageiros com mobilidade reduzida ou alguma deficiência que implique em limitações. Para proporcionar melhor conforto para este público, além de maior segurança, a CPTM fará obras de adequação de acessibilidade em algumas de suas estações.

Duas das estações que entraram no radar de obras são as de Utinga e de São Caetano do Sul. Elas foram inauguradas pela São Paulo Railway e durante os anos 60 e 70 foram remodeladas para melhorar o atendimento ao público. A acessibilidade certamente não era um ponto forte destas estações no momento que foram construídas, o que faz com que a CPTM precise retrabalhar as estruturas para atender melhor os seus passageiros.

As reformas visam adequar as estações dentro das normas de acessibilidade e conforto laboral previstas na NR 24, obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que comprova a segurança da edificação quanto a possíveis incêndios.

Outros pontos a serem destacados são a instalação de 6 novos elevadores, sendo dois na estação de Utinga e quatro na estação de São Caetano do Sul. As plataformas deverão ser readequadas em relação à altura e ao vão existente entre o trem e a plataforma. Serviços adicionais como pintura, acabamento, serviços na parte elétrica, hidráulica e comunicação visual também devem dar uma cara nova para as duas estações

Estiveram presentes também: a única representante mulher do Grande ABC, Carla Morando que foi eleita para o primeiro mandato de Deputada Estadual com 89.636 mil votos, sendo a mais votada da região. Foi também a mais votada de São Bernardo do Campo, maior colégio eleitoral do Grande ABC e um dos quatro maiores de São Paulo, com 46.908 mil votos.

Thiago Auricchio que foi eleito para o seu primeiro mandato em 2018, quando recebeu 73.435 votos em mais de 400 cidades do estado, mas em sua cidade natal, São Caetano do sul teve apenas 15.346 votos.

O Vereador Tite Campanella (Cidadania), 58 anos, que teve 1.678 votos e tomou posse como prefeito interino de São Caetano. O parlamentar fica à frente da cidade enquanto perdurar o impasse jurídico em torno do registro de candidatura de José Auricchio Júnior (PSDB).

O ex-prefeiturável Fábio Palácio (PSD), de São Caetano que foi o segundo colocado na corrida ao Palácio da Cerâmica, Palacio obteve 30.404 votos na sua primeira eleição a prefeitura da cidade.

O presidente da CPTM Pedro Tegon Moro que salientou que o contrato foi adjudicado para o Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. As empresas também são responsáveis pela adequação das estações Prefeito Saladino e Capuava. O custo do contrato para a readequação das estações de São Caetano do Sul e Utinga foi de  R$ 52.184.996,70, uma redução de 14% do valor estimado no orçamento, que era de R$ 60,7 milhões. O prazo contratual é de 30 meses, sendo 18 meses para obras e 12 meses para a operação assistida.

Com a assinatura do contrato, que ocorreu hoje 11/08, teremos as estações na Linha 10-Turquesa em obras simultaneamente. Espera-se que mais estações possam fazer parte das reformas e adequações que certamente trarão maior conforto e segurança ao passageiro, além de fidelizar novos clientes.

Editor responsável pela matéria Vagner Stecker.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s