Em SP oposição dá o tom inicial.

As eleições da OAB 2021 terão como principais mudanças nas formações de chapas para a disputa da nova diretoria seccional e para as subsecções, a paridade de gênero (50%) e a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%. Ambas as alterações foram aprovadas pelo Conselho Pleno, instância máxima da OAB Nacional.

Em São Paulo o manifesto de conselheiros dissidentes, que abandonaram a gestão do atual presidente Caio Augusto, por não concordarem com sua candidatura a reeleição, argumentando o não cumprindo da sua proposta durante a campanha na eleição passada que fora eleito, tem tido grande repercussão no universo advocatício. Destacando que Caio em entrevista na RedeTV, disse que a reeleição é um direito constitucional, um claro sinal que o atual mandatário da seccional paulista terá forte oposição nas eleições em novembro.

Outra discussão proeminente é quanto ao formato das eleições em São Paulo, ainda não foi definido se a votação será on-line ou presencial. Segundo divulgado pela OAB Nacional, as primeiras unidades federativas que terão eleições online serão Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em São Paulo, devido a pandemia muitos advogados relataram à este jornalista, a preferência por um processo virtual, de forma que esta perspectiva é analisada de forma positiva para uma circunstância oposicionista, por ser menos custoso para a propagação de propostas, embora não se tenha conhecimento da existência de algum estudo técnico e oneroso da viabilidade do processo virtual divulgado pela seccional. Acrescentamos que nas eleições de 2018, quando a PANDEMIA ainda não tinha surgido, houve praticamente 50% de abstenções, de acordo com relatos, segundo fontes, a motivação da elevada repudiação é a fraca atuação dos representantes eleitos pelos direitos e prerrogativas da classe, bem como o uso dos cargos para trampolim às esferas da política partidária. Sendo assim, na hipótese de uma eleição presencial, nesta atual conjuntura sanitária, as isenções podem superar os números da eleição passada.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s