Em São Bernardo aplica-se hoje 3/9 a terceira dose da vacina.

São Bernardo será pioneira na vacinação de idosos com mais de 85 anos com a terceira dose contra a Covid-19.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) anunciou ontem, por meio das redes sociais, que a Prefeitura antecipou o início da aplicação para sábado em moradores com 85 anos ou mais. A decisão se deu poucas horas depois que o governo do Estado divulgou o calendário de imunização do reforço, que começará a ser ministrado na segunda-feira em pessoas acima dos 90 anos.

A vacina será aplicada na casa dos moradores, portanto, não é preciso agendamento.

“Ainda não tem agenda porque vamos iniciar com idosos com 85 anos para cima e, assim como foi feito em fevereiro, não precisa sair de casa, (porque) a nossa equipe vai até à pessoa”, afirmou o prefeito Orlando Morando, explicando que a medida visa o cuidado com o grupo. O chefe do Executivo frisou ainda que só será ministrada a terceira dose em idosos que estiverem com o esquema vacinal completo há seis meses. “Assim que terminar esse grupo, vamos mantendo as informações de cadastro”, completou o tucano, sem detalhar quando iniciará o reforço aos demais grupos. Os imunizantes que serão utilizados pela Prefeitura são Pfizer e Astrazeneca.

No Estado de São Paulo, a dose adicional de vacina contra Covid nos idosos e adultos imunossuprimidos será iniciada na segunda-feira. Os grupos serão escalonados por faixas etárias com prioridade aos mais velhos. O anúncio do calendário das terceiras doses foi feito ontem pelo Governador João Doria.

Em setembro, entre os dias 6 e 12, receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, totalizando 148,7 mil pessoas. Dando sequência ao calendário, entre 13 e 19 de setembro serão alcançados mais 231,7 mil idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

O Grande ABC aplicou, até ontem 62.140 doses de vacina contra a Covid em jovens de 12 a 17 anos, com e sem comorbidades. A imunização para o público abaixo desta faixa etária, porém, ainda não tem previsão de início.

Apenas três cidades informaram a estimativa de moradores entre 12 e 17 anos. Em São Bernardo, já foram 13.894 imunizantes aplicados, o que representa 23.1% do público-alvo, composto por 60 mil pessoas.

Em Ribeirão Pires 7.643 jovens estão protegidos, o que contempla 89.9% dos 8.500 munícipes entre 12 e 17 anos da cidade.

Por fim, em Mauá, são 24 mil munícipes, sendo que 11.712, ou 48,8%, já receberam a primeira dose.

As outras cidades informaram só a quantidade de vacinas aplicadas em moradores de 12 a 17 anos. Em Santo André foram 16.942, seguida por Diadema, com 10.128.

Em São Caetano, somente 1.821 foram aplicadas.

Editor responsável pela matéria Vagner Stecker.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s