Para o combate a pandemia a prefeitura de Santo André gastou R$ 2.656.113,31 em material de limpeza e higiene, sem licitação.
Em consulta ao portal transparência não é possível saber quais produtos, a quantidade e por quanto cada produto está sendo comprado.
A falta de transparência, ou a divulgação de apenas do valor global é medida é muito usual para evitar que os cidadãos fiscalizem a compra superfaturada de produtos, isso por que não é possível identificar o que e por quanto está sendo comprado.

Mas em tempos de pandemia é dispensada a licitação, justamente pelo caráter urgência, isso esta previsto na Lei 8.666/93, art. 23, IV.
art. 24 É dispensada a licitação:
IV – nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;
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Boa noite Raphael. Em nehum momento a publicidade é dispensada nas compras, seja mediante licitação, seja por dispensa de licitação.
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