Operação Kleptos mira participação do PCC nas Eleições

Notícia
Segunda-Feira, 09 de novembro de 2020

Cinco pessoas foram presas, dois investigados estão foragidos.


Na manhã desta segunda-feira (9/11), o MPSP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de promotores que atuam na esfera eleitoral, e a Corregedoria da Polícia Militar deflagraram, com apoio do 3º BPChq (3º Batalhão de Polícia Militar de Choque – Bat. Humaitá), a Operação Kleptos.

O objetivo foi cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da maior facção criminosa do país, o PCC, advogado criminal candidato a vereador na cidade Ribeirão Preto e policiais militares suspeitos de relacionamento com faccionados.

Participam da operação oito promotores de Justiça, quatro agentes do Ministério Público, mais de 100 policiais militares e 25 viaturas, dos quais 76 policiais do 3º BPChoque em 19 viaturas e 28 policiais da Corregedoria em seis viaturas.

Foram expedidos 13 mandados de busca e sete mandados de prisão pelo juiz Guacy Sibille Leite, da 3ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, três de busca pela Justiça Eleitoral da 108º Zona Eleitoral de Ribeirão Preto e mais três de busca pelo Tribunal de Justiça Militar. Os mandados foram cumpridos em Ribeirão Preto, com a exceção de dois mandados de busca, cumpridos em Morro Agudo. Cinco pessoas foram presas, dentre elas uma mulher conhecida como “mãe do crime”, tida como uma das fundadoras da facção na região de Ribeirão Preto. Dois investigados permanecem foragidos.

Uma pessoa foi presa em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo apresentado na Delegacia de Polícia (Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto).
As investigações revelaram, inicialmente, atuação de integrantes do crime organizado na cidade, atuantes no tráfico de drogas, que mantiveram contato com policiais militares suspeitos de beneficiarem presos em flagrante em troca de pedidos de armas e drogas.

Posteriormente, próximo das eleições municipais, foi revelado relacionamento entre integrantes do crime organizado e um advogado criminal que já atuou na defesa de lideranças da facção, atual candidato a vereador em Ribeirão Preto. Integrantes da facção criminosa – alvos da operação – estão impulsionando a candidatura do advogado, inclusive em redes sociais.

Descobriu-se, igualmente, que outra mulher, já processada pelo Gaeco por associação ao PCC em 2012, tentou concorrer ao cargo de vereadora, também em Ribeirão Preto, utilizando slogan similar ao lema da facção criminosa: “Paz, Justiça e Liberdade”.

Não foram pedidas medidas contra a mulher, pois o registro de sua candidatura foi indeferido pela Justiça Eleitoral. Comunicadas dos fatos, as Justiças Militar (Tribunal de Justiça Militar) e Eleitoral prosseguiram no exame dos casos, expedindo os mandados de busca cumpridos simultaneamente com aqueles expedidos pela Justiça Criminal comum na presente data.

Durante as buscas foram apreendidas drogas – maconha, cocaína e centenas de pinos para embalagem -, armas brancas, veículos, equipamentos eletrônicos e documentos, inclusive material de campanha.

Os veículos apreendidos poderão ser alienados e os valores, revertidos para utilização no combate ao tráfico e às organizações criminosas.

O MPSP tem 30 dias para encerrar as investigações, ouvindo os presos e examinando os materiais apreendidos, e apresentar as denúncias perante a Justiça Pública. Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa armada (4, 5 a 12 anos de pena), tráfico de drogas (5 a 15 anos de pena), associação ao tráfico (3 a 10 anos de pena) e corrupção ativa (mais de 2 a 8 anos de pena).

Fonte: Núcleo de Comunicação Social Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095

Coletiva de Imprensa: https://youtu.be/XCL6fH-uNI8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: